logo corrigida oficial fundo transparente

A Telemedicina ou a Telessaúde é uma nova tecnologia que permite a realização de ações de saúde à distância. Os serviços são prestados por profissionais da área de saúde, possibilitando a troca de informações e comunicação através de computadores interligados, localizados em uma rede de unidades de saúde voltados para atividades assistenciais ou de extensão e também para saúde e educação.Algumas vantagens da Telessaúde:- Aulas online;
- Integração com pesquisadores de áreas clínicas;
- Acesso rápido a médicos especializados;
- Qualidade em programas educacionais para médicos e residentes;
- Disponibilização de bibliotecas digitais e videoconferências;
- Redução de tempo e de custos.

A RUTE- Rede Universitária de Telemedicina promove a integração de projetos entre hospitais universitários e instituições participantes. A RUTE é uma projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), utiliza recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os objetivos principais são o aprimoramento da infra-estrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, a criação de núcleos de telemedicina e a promoção de integração dos projetos existentes na área.

A RUTE inaugurou núcleos da rede em instituições da UFRJ, que estarão em videoconferência com mais de 20 núcleos da RUTE. Os núcleos da UFRJ são: Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Maternidade Escola, Instituto de Ginecologia, Instituto de Doenças do Tórax (IDT), Instituto do Coração Edson Saad (ICES/UFRJ), Instituto de Psiquiatria (IPUB), Instituto de Neurologia Deolindo Couto e Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).

Para acessar o Manual de Telemedicina, destinado aos usuários do ICES/HUCFF, clique aqui.

Para acessar a agenda com toda programação de videoconferências da Rede Rute, clique aqui.

A Telemedicina no HUCFF, atualmente é coordenada pela professora Maria Leide. A programação mensal de videoconferências realizadas no HUCFF e com o apoio do ICES encontram-se no menu "Notícias".