ICES IMG

"A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.”

Complexo Hospitalar da UFRJ

Instituto de Ginecologia Moncorvo Filho

Projetos:

Implantação de critérios de avaliação pré-operatória com o objetivo de reduzir cancelamento de cirurgias e tempo de espera nas filas de cirurgias.

O problema:

Cerca de 30% das cirurgias eram suspensas. O cancelamento ocorria na avaliação pré-anestésica do ato cirúrgico.

.

Ao avaliar os pacientes, o anestesista identificava que o risco cirúrgico que os eles apresentavam e emitidos fora da UFRJ não correspondia à condição clínica que eles apresentavam e que em geral representavam risco para a anestesia e cirurgia propostas.

Após o cancelamento os pacientes voltavam para uma fila de até 180 dias de espera o que nos casos de patologias graves determinaria aumento da morbimortalidade.

LOCAL: Instituto de Ginecologia Deolindo Couto (IGDC)

Subárea: Segurança do paciente

Implantação: 2012.

Situação atual: Ativo

Objetivo principal: garantir acesso aos tratamentos públicos, de excelência oferecidos pela UFRJ em tempo hábil e efetivo reduzindo morbimortalidade.

Metodologia:

- Identificar as diversas fases do processo desde a indicação da cirurgia até sua realização

- Identificação do corpo clínico de ginecologistas, anestesistas e alunos envolvidos no processo

- Avaliação do fluxo de cirurgias e avaliação nos diversos ambulatórios realizados antes das cirurgias

- Identificação de recursos em atenção cardiovascular

- Lotação de um cardiologista na unidade

- Aquisição de um equipamento para realizar eletrocardiografia na unidade

- Realização de seminários para discussão de critérios clínicos e cirúrgicos no pré operatório sob o ponto de vista técnico e de segurança do paciente.

- Criação de um instrumento de avaliação pré operatória em todos os pacientes com indicação cirúrgica, um documento consensual de avaliação clínica e laboratorial no pré operatório.

Este fluxograma incluía a análise do porte cirúrgico, co-morbidades e risco trombótico para determinar os exames a serem solicitados rotineiramente

- Participantes

Corpo social do INDC: direção, professores, alunos residentes e de graduação, cirurgiões e anestesistas.  Coordenação de Extensão do ICES e cardiologistas. Coordenação do núcleo de avaliação tecnológica do Complexo hospitalar da UFRJ

Resultado da avaliação:

- A avaliação pré operatória não era realizada pela UFRJ

- A avaliação externa à UFRJ que os pacientes eram responsáveis por apresentar era de má qualidade o que resultava os cancelamentos.

- O cancelamento acontecia quando os anestesistas avaliavam a condição clínica cardiovascular no momento pré-anestésico e identificavam a insegurança clínica.

Intervenção proposta:

- A avaliação do risco cardiovascular passaria a ser feita, pela UFRJ, no Instituto de Ginecologia

- Lotação de um cardiologista do Instituto do Coração na unidade para realizar o risco cirúrgico dos pacientes encaminhados pelos ginecologistas

- Aquisição de um aparelho de eletrocardiografia

- Criação e implantação de um instrumento de avaliação pré-operatória clínica e laboratorial para identificar pacientes com necessidade de risco cirúrgico pré-operatória e preparo dos mesmo para a cirurgia.

Resultados da intervenção:

- Após 180 dias as cirurgias não foram mais suspensas

- Redução de 60% das despesas com exames pré-operatórios

- O tempo de espera para cirurgias foi reduzindo progressivamente.

-  nos primeiros 6 meses após implantação da avaliação padronizada o tempo de espera reduziu para 4 semanas e desde então está em torno de 8 dias

- Os resultados vem se mantendo na unidade